Bons motivos para escolher Playa Del Carmen

Playa Del Carmen

Essa cidade charmosa e familiar da Riviera Maya tem muito a oferecer ao turista. Com clima quente o ano todo e lindas praias ela atrae turistas de todo o mundo. Playa del Carmen tem ótima estrutura turística, tal como Cancun.

SIM, tem o mar azulzinho do Caribe por lá!!!! Há muitas opções de passeios, hoteis e restaurantes. Leia esse post por completo e vc vai entender porque escolhemos nos hospedar por lá 🙂

Localização

Você nunca ouviu falar em Playa del Carmen? Não tem ideia de onde seja? Na minha opinião, a localizacão é o ponto forte da cidade. Ela fica abaixo de Cancun, acima de Tulum e de frente para Cozumel. É realmente um local estratégico para que você possa desbravar a região. Para ver o mapa clique aqui.

De carro (e barco, no caso da ilha de Cozumel) você vai gastar em média 1 hora para chegar em Cancun, Tulum ou Cozumel partindo de Playa del Carmen.

Negociações e Locomoção

Se estiver sem carro uma boa opção são as vans que partem do centro para qualquer desses destinos. É só sair dizendo onde quer ir (não se esqueça de pechinchar).

Como estávamos em 4 pessoas e planejamos ir para Cancun e Tulum optamos por alugar um carro. Nós alugamos nosso carro pelo site da Decolar e ficou num preço bem bacana (pegamos uma promo com 50% de desconto). Por 4 dias num Jetta pagamos R$300,00 reais.

Fique esperto com os valores. É muito comum tentarem enganar os turistas por lá. Confira o troco de tudo que comprar.

Pergunte o preço em várias empresas (principlamente no ferry boat – barco que leva para a ilha de Cozumel). Achei que no México o assédio aos turista chega a ser um incomodo!

Ferry para Cozumel

O Terminal Marítimo de onde partem os ferrys que levam até a ilha de Cozumel fica no mesmo rumo do início da quinta avenida, umas duas quadras abaixo. Prepare-se para arrastar as malas subida acima/abaixo pois o embarque e desembarque fica no calçadão e a rua mais próxima para pegar um taxi ou seu carro fica a umas 3 quadras. Há carregadores de bicicletas que levam as malas (não perguntei os valores 🙁 fico devendo essa info).

O percurso do ferry é de aproximadamente 45 minutos. Há bagageiro para as malas. O barco possui dois andares com acentos confortáveis, banheiros e lanchonte básica. Se costuma ter enjoos recomendo que tome um remedinho antes.

Ao compras as passagens (como já disse pesquise os valores) opte por comprar ida e volta, sai mais em conta. Pagamos 80 pesos por pessoa cada trecho. Os barcos saem de hora em hora (das 6am até 11pm).  Empresas que fazem o trecho: Mexico Waterjets, Ultramar e Barcos Caribe.

Com os bilhetes em mãos embarque pelo andar de cima do terminal. As dicas de Cozumel estarão num próximo post.

Quinta Avenida – Calçadão

O centro comercial turístico de Playa del Carmen se concentra na Quinta avenida, que é um calçadão super movimentado e que eu com certeza recomendo.

O lugar é cheio de lojas, desde souvenirs até grifes e marcas americanas famosas. E o melhor fica aberto até de noite.

Na quinta avenida  (entre a calle 28 e 26) você pode visitar a galeria de arte do fotógrafo mexicano premiado Pepe Soho. As imagens são incríveis. As fotos com tema natureza encantam e a apresentação em acrílico tem um brilho hipinotizante. E se estiver com uns 300 dolares sobrando dá pra levar uma recordação de lá.

Com certeza a 5 avenida é um atratativo muito forte de playa Del Carmen.

Comilanças

Os restaurantes e sorveterias estão por tudo ao longo das mais de 20 quadras de extensão. São tantas opções que fica até difícil de escolher. Na primeira noite comemos no Carboncitos, um restaurante de culinária típica mexicana muito gostoso.

As taças de limonada são trazidas pelo garçom na cabeca – um espetáculo à parte. Provamos tacos, fajitas, burritos, guacamole e totopos.

Na rua os Mariaches passam oferecendo suas musicas típicas.

Mas não se preocupe se você não for muito fã da culinária mexicana. Há opções de massas, carnes, lanches e a sempre pedida pizza. Essa marguerita abaixo custou 160 pesos (aproximadamente 35 reais). Já a de molho pesto e burrata custou 280 pesos (56 reais).

O sorvete provamos da Aldo, que tem uma boa qualidade, mas o precinho salgado. Essa bolinha pequenininha (apenas 1 sabor) custou por volta de 12 reais.

Em uma das noites optamos por ter uma experiência mais local e escolhemos um restaurante menos turístico, localizado na reagião mais central, fora da quinta avenida. Nesse restaurante provamos o guacamole e totopos(de sempre, né), as maravilhosas tostadas de cevivhe e tacos de marlin, peixe com carne avermelhada.

Supermercado

Se for sua primeira vez no México (ou qualquer país diferente do seu) uma visitinha ao supermercado é indispenável. Fomos em mercados locais, mas só lembramos de tirar umas fotos no walmart mesmo. Esse Walmart de Playa del Carmen fica na Av. 30 e abre das 7h as 1h da madrugada.

A pitahaya é uma fruta bem popular por lá, mas o preço não é assim tão amistoso. Se estiver num passeio mão de vaca opte por manga, banana e coco. É claro que vc vai achar várioooos tipos de pimenta e outros vegetais, exóticos para nós, comuns para eles. Ah… é comum comer as frutas com pimenta viu… mango com pimenta, tamarindo com pimenta… e até no sorvete (picolé/paleta) isso acontece.

Essa embalagem abaixo tem Flor de Jamaica, que é usada num popular refresco mexicano “Água de jamaica”. O sabor é um pouco forte (na minha opnião).

Você já comeu cacto? No México com certeza você vai ter essa oportunidade. O cacto é chamado de Nopal e é encontrado fresco ou em conserva. No meio da comida até vai, mas se prepare ele é meio babento. Os frutos também são consumidos.

O setor da padaria também tem itens interessantes… Olha o tamanho dessa bolacha!!!

Hospedagem

No centro e próximo a quinta avenida há hoteis e pousadas de menor porte. Se for nos arredores do calçadão é bom gostar do agito local. No caso de preferir uma grande rede hoteleira, tipo resort com tudo incluso, escolha no condominio Playacar. Nesse condomínio ficam hoteis como Riu, Allegro, Iberostar, Sandos…

Como queríamos fugir do agito e não tínhamos como pagar por um resort, optamos por alugar um ap pelo Airbnb. Foi muito bom. Ficamos bem acomodados em um ap com duas suites, sala, sala de jantar, cozinha, garagem e piscina. Tudo isso dentro do condominio Playacar.

Nossa hospedagem custou R$960,00 para 4 pessoas por 4 dias. (Por volta de 60 reais por pessoa/dia). Gostamos de tudo, menos do acesso à praia. Como os hoteis fazem um paredão na orla, você nao consegue atravessar. A proprietária do ap nos deixou um cartão de acesso via um hotel, onde poderiamos usar até a ducha, cadeiras e guara-sol. O problema era a distancia (quase 2km) e não é permitido parar o carro em lugar nenhum. O ap não disponibiliza bikes.

Condomínio Playacar

Vou explicar melhor como funciona esse condomínio. É uma região fechada aos turistas em geral, só quem estiver hospedado em hoteis ou casas da região pode adentrar.

Depois de passar pela portaria (são 3 senão me engano) você passa por ruas de paralelepípedo bem arborizadas e sem nenhuma vaga para estacionar! Os guardas passam fiscalizando se há carros parados.

Do lado da orla ficam os luxuosos hotéis. Não dá nem pra ver a praia. Já do lado oposto ficam outros pequenos condomínios de casas ou apartamentos. Se você for alugar um ap por lá verifique com o dono como é o acesso a praia.

No Playacar há campos de golf, aviários, bosques, lojinhas e alguns restaurantes. Na minha opnião é o lugar mais bonito de Playa. Tudo muito limpo e organizado.

Praia Pública

Acompanhando o calçadão da quinta avenida, a duas quadras abaixo, você encontra a principal praia pública de Playa del Carmen. Lá tem o portal da cidade para tirar uma fotinha. Um pouco mais longe do pier a praia fica melhor. Se as águas tiverem algas não se assuste, elas nao são sujas e estão presentes até nas praias mais tops do caribe. A quantidade de algas depende do dia e da maré.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *