Ruínas de Tulum

Ruínas de Tulum, Caribe com história!

Ruínas de Tulum são um sítio arqueológico Maya situado na costa do mar do Caribe. As ruínas são localizadas à beira mar com lindas praias de águas turquesa.

Localização

Tulum(México), fica no estado de Quintana Roo, em uma região conhecida como Riviera Maya.  Está à 65km de Playa del Carmen e 137 Km da zona hoteleira da Cancun.

Como Chegar em Tulum

O acesso as ruínas de Tulum se dá pela Carretera Federal 307,  principal rodovia da região litorânea e  também conhecida como Carretera Cancun-Tulum. Fomos com o carro que tínhamos alugado em Playa del Carmen. O estacionamento custou cerca de 50 pesos para o período todo de visita na reserva arqueológica. É possível visitar o sítio através de passeios vendidos pelas agências de turismo situadas em Playa e Cancun ou através do transporte público. A companhia ADO fornece linhas que partem de Cancun e Playa, veja aqui os horários no site da empresa: https://www.ado.com.mx/ado2/#/ Mesmo sem carro, fique tranquilo, não vão faltar motoristas de van em Playa ou Cancún te assediando para fazer passeios por Tulum.

Grande parte dos turistas estão hospedados em Playa del Carmen e Cancun  fazem passeios de um dia (bate e volta) até Tulum.

Acesso ao Sítio

O acesso é feito por uma portaria no final da rua onde você estacionou ou desembarcou. Não se chega de carro até pertinho da entrada. O carro fica estacionado a aproximadamente 800m da portaria, eles oferecem um trenzinho puxado por um trator, mas a capacidade é pequena e as pessoas costumam andar até o local. Nas imediações do estacionamento há restaurantes e lojinhas. (Tudo caro! kkkk). O ingresso para as Ruinas de Tulum custa por volta de 65 Pesos.

Se você pretende entrar com câmeras e quiser tranquilidade, pague a taxa de 45 pesos para tirar fotos e filmar a vontade. Drone é proibido atualmente. Fique esperto com o troco, costumam passar errado e você nem percebe! Tivemos esse problema na portaria.

As Ruinas

Caminhar pela reserva é realmente conhecer a história local. O sitío é bem sinalizado e a estrutura turística é boa. Há placas informativas. Se quiser um plus, contrate um guia na entrada.  Ah os banheiros ficam antes da portaria!

A praia

Após conhecer as ruínas Mayas você pode nadar na costa do caribe.  Mas chegue CEDO, pois o lugar lota! A praia não tem sombra e nenhuma estrutura (não tem chales, nem guarda sol).

Snorquel

Outra atividade legal é fazer Snorquel nos pequenos recifes.

A area de observação fica perto de uma corda com boias que limitam a entrada de barcos.  Mais ao fundo da praia está o local onde tem alguns recifes e peixes bem diferentes! Leve sua máscara ou alugue nos arredores do estacionamento.

A Vista

Comtemplar a composições das ruínas com o Oceano é de tirar o fôlego.

Observar o incrível tom de azul das praias e fotografar paisagens inesquecíveis é muito bom!

Você não vai deixar de ver os lagartos nas ruínas. Eles são os verdadeiros moradores desse lugar! Não se assuste, eles são inofensivos. Respeite o habitat desses bichinhos.

A Cidade de Tulum

As principais atrações da cidade além das ruínas são os cenotes e o extenso litoral de águas cristalinas. Isso você vê no próximo post com detalhes, mas já adianto os cenotes são incríveis!

As ruínas ficam bem próximas do centro de Tulum (Tulum Pueblo) e é muito fácil visitá-las. A cidade fica um pouco mais longe da praia, os hotéis são mais simples e baratos do que os costaneiros, porém com energia elétrica, melhor sinal de celular e internet.

Já a zona beira-mar, com aprox 15km de extensão de praia, conta com hotéis rústicos, cheio de charme. Não ficamos hospedados aqui, estávamos em Playa. Pra quem gosta de algo mais roots, natureza e bangalôs este é o local. Alguns hotéis contam com água quente algumas horas do dia. Há energia que é produzida através de geradores ou energia eólica em alguns estabelecimentos. O lugar tem muito charme e uma gastronomia muito famosa.

Onde Comemos

Saindo do sítio arqueológico na Carretera Federal 307 sentido TULUM Pueblo está o restaurante El Vegetariano e Fish me. Link trip Advisor Clique AQUI

O mesmo proprietário é o dono dos dois restaurantes que compartilham a mesma cozinha e o mesmo quintal. A comida é típica, deliciosa e com preço super acessível, recomendo muito!

*Para ajudar na conversão da moeda divida os pesos por 5 e terá uma média em reais.

Menu Fish-me

Menu El Vegetariano

Bebidas e Sucos

Ceviche de peixe (100 pesos)

Fish Taco de Marlin (100 pesos)

Fish Taco, Guacamole e Totopos (Guacamole não estava no menu, não lembro quanto custou o adicional! Totopos é grátis na maioria dos restaurantes)

Enchiladas Verdes (135 pesos)

Potobelo on The Grill (75 pesos)

Mixed Salad (85 pesos)

Super doce, se pedir para o garçom ele abre! (25 pesos)

Encontramos a Josie e o Rafael Morais amigos de São José do Rio Preto-SP para o passeio em Tulum, eles estavam de férias em Playa também. Com a gente estava o Sanadi e a Cássia (Pais da Débora).

O ambiente de Tulum é rústico e ecológico, muito diferente de Playa e Cancún, vale a visitar para conhecer uma área  de reserva ambiental/histórica  com paisagens naturais preservadas.

Acompanhe os outros posts sobre a Riviera Maya, até a próxima dica Fui Na Mala!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *