Vina del Mar – Pra quem gosta de praia

Vina Del Mar é a praia que fica pertinho de Santiago/Chile. Vina é uma graça. Visitamos a cidade num final de semana de verão. Estava lotada, mas isso não atrapalhou nossa experiência. Pelo contrário, a deixou mais interessante.
Essa cidadezinha litorânea é vizinha de Valparaiso (aquela que recomendo não ir, pois achei suja e perigosa). Saindo de Santiago você segue por aproximadamente 100km onde há uma bifurcação. À esquerda você vai para Valparaíso e à direita vai para Viña. No total são uns 120 km até a praia.

O Visual

O oceano que banha o Chile é o Pacífico. Assim como na Califórnia ele é gelado e tem uma intensa vida marinha (algas, focas, e tubarões tb rsrsrsrsr). Mas também tem o talento de ser exuberante. As paisagens se misturam com penhascos e praias de cor azul escuro e bordas claras. E uma coisa que você nunca vai ver no litoral brasileiro: o sol se por dentro da imensidão do mar. Você não pode ir até Vina del Mar e não assistir o POR-DO-SOL.

As praias e passeios

Para começar seu passeio por Vina marque no gps o relógio de flores. O relógio atrai muitos turistas e vai ser difícil você conseguir uma foto sozinho. Mas dê uma passadinha por lá. O local é difícil de estacionar e apesar de ter estacionamento público municipal há “flanelinhas”.

Ao lado do relógio fica a praia Caleta Abarca. Essa foi a praia mais lotada que já vi em toda minha vida. Não tinha um metro quadrado da areia que não tivesse um guarda-sol ou toalha. Estava bem calor no dia (jan 2017) e as pessoas até se arriscavam na água (a maioria até os joelhos hauhauhau).

Continuando seu passeio pela orla você vai passar pelo Castillo Wulff, não é um grande castelo, mas fica cravado na encosta da praia e pode render um boa foto. De lá você pode seguir para o Museo de Arqueología e Historia Francisco Fonck. Não entramos no museu, mas tem uma estátua daquelas da ilha de Páscoa (Moai) na entrada. É bem grande (e original).

Seguindo seu passeio pela orla está o praia El Sol. O calçadão dessa praia é bem amplo, com quiosques, vendedores ambulantes e pista de caminhada. Lugar bem agradável. Isso se estende até a praia Los Cañones.

Mais à frente, ainda em Vina del Mar

Alguns kms a frente você vai encontrar a praia da Reñaca. Uma das mais badaladas da região é cheia de apartamentos com vista para praia, quiosques e restaurantes. É muito bonita e fica cheia de dia e de noite. No incio da praia, a direita, há várias quadras com restaurantes. Nós experimentamos o hambúrguer chileno no Roof Burguer. Estava uma delícia, além de barato e farturento. O lanche demorou um pouco, mas a funcionária já havia nos avisado da demora na entrada. Mesmo assim resolvemos ficar e valeu a pena esperar.

Outro lugar legal de visitar são as Dunas de Concón. Recomendo para assistir o por-do-sol. Tem uma vista de tirar o folego e não fica muito movimentada. Subimos a Duna pelo final dela, pois consideramos menos íngreme.

No mesmo dia retornamos para Santiago, pegamos muito trânsito no retorno da serra. Acredito que seja sempre movimentado, mas no nosso dia houve um acidente e esperamos por algumas horinhas…. Ainda bem que Santiago é pertinho de Vina del Mar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *