Virada de Ano em New York – Inesquecível

Virada do Ano em New York

Para quem não conhece, New York tem uma das maiores festas de ano novo do mundo. A virada do ano em New York  se concentra nas ruas em volta da Times Square. O ícone dessa festa é a famosa “bola” que fica na cobertura do One Times Square. Já destruindo a fantasia de quem nunca foi a bola não é tão grande como parece na tv. Se vc passar distraído pela Times Square nem vai nota-la. Com muito zoom fizemos essa foto ( que nem dá pra ver a bola- só o mastro)

Mas nem tudo é desilusão. A iluminação do evento é caprichada e a bola tem vários Led’s que acendem e formam desenhos. É bem bonito de ver.

No momento da virada acontece a queda da bola, que desce cerca de 43 m em 60 segundos através de um mastro especialmente projetado. Mas vamos a logística que antecede esse momento.

Entrada

Você precisa chegar beemmmmm antes do evento começar para conseguir um lugar. Chegamos por volta das 15h e ficamos bem no fundo da rua (quase não entramos). A segurança é pesada. A cidade toda fica cheia de policiais. Para entrar nas ruas da festa tudo fica cercado com cercas metálica e é preciso passar por no mínimo 3 vistorias.

Um dos erros que cometemos foi estar com uma mochila de costas. Como só iríamos passar 4 dias na em NY saímos cedo e fomos preparados para ficar até a virada, por isso a mochila. O problema é que não pode entrar de mochila, apenas pequenas bolsas.

Fomos conversar com o guarda que apontou uma pilha de mochilas jogadas no chão e disse que se quiséssemos estar teríamos que nos livrar da mochila. Bom, colocamos tudo que pudemos nos bolsos dos casacos, (não levamos a câmera nesse dia por causa da multidão ) e com muita dor no coração joguei a mochila (da adidas  semi nova) fora :'(

Dificuldades

Mas os problemas nao acabam aí. Os visitantes são colocados em blocos conforme vão chegando, em cada bloco tem uma revista policial nos pertences. Quando chegamos ao nosso ponto final já eram mais de 16h40. Nos arredores tudo fica fechado. Alguns restaurantes tem permissão para abrir e a entrada para eles é diferente, mas tb passa pela fiscalização da policia. Os pacotes de festa de reveion desses restaurante são bem caros, mas se vc tiver como pagar é o jeito mais confortável de assistir a festa da virada do ano em New York.

A entrada para assistir nas ruas é gratuita, mas se você sair não poderá mais voltar. NAO HÁ BANHEIROS. Ou seja, vc tem que ter um bexiga biônica para segurar das 15h até meia noite. O que pelo menos ajuda é que é frio e você não bebe tanta água. Ah, também não tem onde comer. Levamos um lanchinho.

Ao longo das ruas são espalhados grandes telões de LED para que o pessoal assista aos shows. O lugar que ficamos era muito ao fundo. Mal conseguimos ver a bola, muito menos o palco. As apresentações começaram e confesso que foi me dando um comichão… já havia “batido perna” o dia todo e ficar ali em pé, sem comida, regulando a água e sem poder ir ao banheiro foi criando um certo desconforto.

Sentei no chão, rodeada de gente kkkk. Eu já tinha lido nos blogs de que era assim, mas queria sentir com minhas próprias “pernas”rsrs. Às 21h, a festa ja estava no meio, então decidimos que queríamos um ano novo mais feliz, sem o mau humor de estar  assistindo um telão com fome, frio, ou cansaço. Resolvemos sair!

Saindo da festa

Sair foi a melhor coisa que fizemos. Fomos para a rua paralela. Estava lotada de gente caminhando de lá pra cá. Restaurantes lotados e bastante trânsito. A cidade toda estava em festa. Com a fome que eu estava não me importei nem em pesquisar restaurantes, entramos na primeira pizzaria que vimos, sentamos, comemos e usamos o banheiro. Agora sim estávamos prontos para a chegada do Ano Novo em NY.

Ah, na saída pegamos uma outra mochila de alguém que também tinha jogado fora kkkk e de brinde vieram umas moedas canadenses. (O guarda nos autorizou a pegar, pois iria virar lixo)

Outra opção

Confesso que ainda queria muito ver a queda da bola. Afinal a virada do ano em New York ia ficar incompleta! Era a única coisa que vinha na minha mente era ver a bola. O Thiago resolveu perguntar para um policial se havia outro lugar que fosse possível ver a bola, um dica ou algo legal para fazer na cidade já que saímos do circuito. Ele então nos deu uma luz!

Ele disse que se ficássemos no Central Park, no início com a rua 7th daria para ver a bola descendo e os fogos no parque. Plano Perfeito. E foi para lá que fomos. Sentamos numa beiradinha gelada de concreto e aguardamos olhando aquela longa rua lotada de gente e com a bola ao final.

Momento da Virada de Ano em New York

Provavelmente muita gente sabia da dica do policial, porque faltando uns 10 minutos começou a encher de gente que por fim não dava mais nem pra se mexer. Foi então que começou a descida da bola.

A parte mais emocionante são os últimos 10 segundos. Quando surge o número 10 nos telões o silêncio enche a cidade e todos começam a contar juntos. É de arrepiar! Na contagem regressiva o som ecoa pelas ruas de Manhattan. Você sente a vibração no ar.

E quando chegou ao 0 todos aplaudiram, se abraçaram, os casais se beijaram, os fogos cobriram o céu do Central Park e a chuva de papel as ruas da Times Square. Foi Inesquecível. Se você tiver oportunidade vá a virada de ano em New York!
OBS. Não espere fogos como os de Copacabana. Lá são só alguns.

Saída

Depois disso é só voltar pra casa. Nesse dia os metros funcionam até tarde. Achamos a estação mais próximas e voltamos para descansar. Esse post não tem muitas fotos, porque não levamos a câmera e nosso celular na época (2015/2016) não tirava boas fotos a noite.

Hoje eu não repetiria a dose, mas pra quem nunca foi garanto que a experiência é única! Essa virada do ano em New York é uma das mais desejadas por muitos viajantes. Mas adianto, por causa disso os preços sobem bastante.

Ah… depois do evento a Times fica toda suja, então a manhã do dia 1 de janeiro não é a mais apropriada para conhecer a rua.

Além de passar a virada do ano em New York nós ficamos na Big Apple por 4 dias. Além da virada vimos muitos outros lugares (num ritmo frenético) e foi ótimo. Se quiser ver esse roteiro, dicas e valores acesse…

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *